Como comprar um terreno: tudo o que você precisa saber

Como comprar um terreno. Casal observando a paisagem de seu futuro terreno a beira do lago.

Comprar um terreno envolve diferentes questões, mais ainda se este terreno é para a construção de uma segunda moradia ou casa de temporada. Vamos falar sobre alguns aspectos que devem ser considerados e como você pode lidar com eles para escolher com mais tranquilidade.

Além do fato de, normalmente, o terreno desejado ficar em outra cidade, existe a burocracia envolvida e questões como o tipo de infraestrutura que pode ser construída no lote e como ela atenderá às suas necessidades.

O que analisar na hora de escolher um terreno

Antes de se preocupar com a documentação e burocracia, você deve escolher o terreno ideal para construir sua segunda moradia. Veja alguns itens de atenção que devem ajudar você a fazer a melhor escolha:

Localização

Em primeiro lugar, deve-se pensar na região ideal para sua segunda moradia. É interessante que o terreno fique em uma localização próxima o suficiente da sua cidade, para facilitar a locomoção em finais de semana e feriados, ou até mesmo permitir que você passe temporadas no local.

Também é importante que você cheque a localização do terreno em comparação com as facilidades que, você e, sua família ou amigos, podem precisar ter acesso para aproveitar ao máximo os momentos juntos. 

É muito importante saber como a localização vai influenciar nos custos de construção de sua casa de temporada ou segunda moradia, pois nem todos os terrenos fora da cidade grande são de fácil acesso para equipamentos e atividades de construção.

Acesso

Como você pode perceber acima, não só o terreno deve ser bem localizado, como também é importante que a região tenha boas condições de acesso. Não é só no período de construção que isso é relevante. Ninguém quer dirigir por trechos longos e cansativos para chegar à casa de temporada.

Além de perder tempo na ida e vinda, também influencia nos casos em que é preciso comprar mantimentos ou fazer alguma atividade nas atrações e cidades próximas. A viagem que era para ser divertida acaba tendo momentos de desconforto que poderiam ser evitados desde a definição do terreno.

Condições do terreno

Desnível do terreno, sua largura e profundidade – além da área total – a posição do local em relação ao sol e como isso vai influenciar sua construção e a infraestrutura já existente. Tudo isso vai influenciar diretamente nos seus custos de construção e no conforto que será possível oferecer na segunda moradia.

Rede elétrica, esgoto, asfalto e outras questões de infraestrutura, quando estão presentes podem facilitar – e baratear – muito os custos finais do projeto e também influenciam diretamente no preço do terreno. Sempre leve em consideração questões de infraestrutura para escolher o melhor terreno e garantir uma boa relação de custo-benefício

Se você já tiver um projeto para a construção, procure entender com especialistas como as condições do terreno vão influenciar na viabilidade, tempo de construção e nos custos envolvidos. Também veja quais alterações poderiam ser bem-vindas, para aproveitar ao máximo as condições do local.

Falamos de algumas questões gerais para se ter em mente, mas existem vários outros pontos subjetivos em que a definição de um “bom terreno” vai mudar de acordo com o que o comprador valoriza. 

As atrações que você considera interessante, tanto na segunda casa, quanto na região em que ela é construída, os objetivos pessoais ou familiares envolvidos, condições financeiras e profissionais, entre outros fatores, influenciam na decisão. O importante é tentar fazer uma escolha bem informada, para evitar frustrações e custos elevados no futuro. 

Como comprar um terreno?

Depois de visitar diferentes terrenos, analisar e escolher aquele que melhor se adequa às suas expectativas, é hora de negociar e concretizar a compra, que envolve mais do que o pagamento em troca de uma escritura, é claro. Acompanhe o que deve ser providenciado e observado.

Documentação do vendedor

É muito importante que você saiba o que está comprando e de quem, e tenha respaldo antes de finalizar qualquer compra de terreno. Por isso, solicite e verifique:

Certidão do registro do imóvel (matrícula)

Encontrada no Cartório de Registro de Imóveis, esta certidão é a garantia de que o terreno é legal e pode ser comercializado, além de apresentar dados da propriedade.

Certidão negativa de ônus

Deve ser observada para garantir que não existe nenhuma dívida, como penhora ou hipoteca, atrelada ao terreno. Também é encontrada no Cartório de Registro de Imóveis.

Certidão negativa de débitos municipais, estaduais e federais

Consultado junto à prefeitura (online em muitos casos) do município em que o terreno está localizado e nos sites das receitas estaduais e federais, estas também garantem que não existem débitos tributários atrelados ao terreno.

Documentações do comprador

Na hora de fechar, você vai precisar ter seus documentos básicos: RG, CPF/CNPJ, certidão de nascimento, comprovantes de renda e de endereço.

Fique atento ao contrato

Quem se pergunta como comprar um terreno precisa entender somente uma questão: nada está fechado até que o contrato seja assinado e registrado. É fundamental ter muito cuidado antes de concluir a transação, checando informações como:

  • Valor do terreno;
  • Valor da entrada, parcelas, juros e taxas;
  • Forma de pagamento;
  • Índice de correção;
  • Quais são as responsabilidades e despesas de todas as partes envolvidas;
  • Local específico do terreno dentro do condomínio ou loteamento;
  • Todas as características técnicas e metragem do terreno.

Trabalhando com um corretor ou lidando diretamente com a construtora/incorporadora, fica muito mais fácil – e seguro – comprar um terreno observando todos os detalhes que informamos neste artigo e ainda com o auxílio de pessoas qualificadas para entender e responder as suas dúvidas. 

Como comprar um terreno no condomínio ecológico único em Goiás?

Sabe como comprar um terreno com o mínimo de complicações possível? Escolha um lote novo, construído e disponibilizado por uma empresa séria e com produtos e atendimento de qualidade comprovada. Este é o caso do Escarpas Eco Parque, um condomínio ecológico com lotes estruturados e em localização privilegiada.

Sendo construído pela Tropical Urbanismo, em parceria com o Grupo Ferroeste e Ever Soluções Urbanas, o Escarpas está localizado estrategicamente há pouco mais de 100 quilômetros de distância das capitais Goiânia e Brasília. Além disso, o condomínio fica às margens do Lago Corumbá 4, o que o torna uma opção perfeita para quem deseja construir uma segunda casa.

É um projeto novo, com terrenos estruturados, rede de energia elétrica trifásica, ruas pavimentadas, praças de convivência, clube, marina e muitas outras atrações que você pode conhecer em https://escarpasecoparque.com.br/. Mas o que é mais legal é que é muito mais tranquilo comprar um terreno no escarpas.

Aproveitando o lago Corumbá 4

Como comprar um terreno em um lugar melhor? Simplesmente impossível! 

O lago Corumbá 4 tem apenas cerca de 15 anos de existência, desde que surgiu para funcionar como represa para uma importante hidroelétrica de Goiás. Logo foi descoberto pelos amantes da natureza e dos esportes radicais. 

Quem visita o lago pode aproveitar uma grande reserva ecológica em seu entorno, com a linda flora do cerrado, camping, cachoeiras e muitos passeios para quem gosta de trilhas e bicicleta. Mas a maior atração é o lago, onde é possível se refrescar nas águas, passear em embarcações e jet-ski, praticar esportes como canoagem e vela, pescar, mergulhar e muito mais.

Muito bem localizado, relativamente próximo a Brasília e Goiânia, o lago também tem em seu entorno o Escarpas Eco Parque, que está sendo construído para aproveitar as atrações locais e também levar mais estrutura e outras opções de lazer para seus moradores.

Conforto e lazer no Escarpas Eco Parque

Por ser um condomínio ecológico de conceito único em Goiás, quem decide comprar um terreno no Escarpas Eco Parque está aproveitando o melhor de dois mundos. O condomínio – que está em construção – oferece aos moradores o conforto e segurança, sem com isso sacrificar a integração com a natureza e as atrações únicas que só o lago Corumbá oferece.

O projeto foi pensado para que seus moradores não só tenham acesso fácil à natureza e suas atrações, mas para que eles também contribuam com a preservação e o cuidado com o meio ambiente. 

As áreas de convivência preservam o meio ambiente, a marina e o clube se integram à paisagem local e todo o projeto paisagístico contribui para a preservação dos quase 1 milhão de metros quadrados ocupados pelo Escarpas às margens do lago Corumbá 4.

Com fácil acesso ao condomínio e a proximidade com a cidade de Abadiânia, além de toda a estrutura que descrevemos brevemente por aqui, fica muito mais fácil entender se o local é ideal para sua segunda casa e, principalmente, evitar problemas na hora de lidar com a burocracia envolvida na negociação de terrenos. 

Como comprar um terreno no Escarpas Eco Parque? É bem mais fácil! Por ser um condomínio novo, construído por empresas sérias e com tradição, você sabe exatamente o que está recebendo quando compra seu lote no Escarpas Eco Parque, sem ser surpreendido, desde a negociação até a efetiva construção da casa dos seus sonhos.

Em breve!

Aguarde, em breve essa funcionalidade estará disponível para maior comodidade de todos os Condôminos Escarpeiros.