Condomínio de chácaras: existem alternativas?

Família se diverte em córrego dentro de um condomínio ecológico

Condomínio de chácaras atraem atenção cada vez maior de pessoas que desejam ter uma casa fora da cidade, em um espaço afastado da agitação urbana e que permita descansar e aproveitar momentos de lazer em família.

Projetados para atender essa demanda, os condomínios de chácaras surgem aos montes no entorno das grandes cidades, mas não são construídos, em sua maioria, considerando e integrando as características naturais locais aos seus projetos.

Dessa forma, acabam, muitas vezes, funcionando como bairros planejados ou condomínios horizontais urbanos, com a diferença apenas de não estarem localizados dentro da cidade. Com isso, muitos projetos desperdiçam o potencial ecológico e turístico para garantir mais infraestrutura, conforto e segurança aos moradores. 

Entretanto, existem alternativas aos condomínios de chácaras que mantêm seus pontos positivos, ao mesmo tempo em que agregam vários outros benefícios. 

Entenda mais sobre condomínios de chácaras e descubra uma alternativa interessante para considerar na hora de buscar uma segunda moradia para você e sua família fora da cidade grande.

O que são condomínio de chácaras

Os condomínios fechados de chácaras são construídos há poucos quilômetros das grandes cidades, como alternativa para as pessoas que desejam ter um espaço de lazer e descanso para visitar aos finais de semana ou para passar temporadas.

Estes condomínios podem ter menos ou mais estrutura, depende da qualidade do projeto, porém a ideia é que seja possível construir uma chácara em um espaço que ofereça segurança e fácil acesso.

Ao escolher comprar um terreno e construir sua casa de temporada em um condomínio de chácaras, é feita também uma escolha que acaba sacrificando bastante o contato direto com a natureza. 

Isso acontece porque os condomínios de chácaras, em sua maioria, são apenas condomínios de lotes, sem muita preocupação em manter as características naturais de sua localização.

Da mesma forma, a grande parte dos condomínios de chácaras não procuram, em seus projetos, nem mesmo criar um ambiente, mesmo que artificial, que cause essa sensação de estar, de fato, envolto pela natureza, como seria em chácaras convencionais.

Vantagens de construir em um condomínio de chácaras

Os condomínios de chácaras são a forma que muitas pessoas encontram para poder ter uma casa fora da cidade. 

Um lugar para não serem incomodados pela poluição sonora dos carros, respirarem um ar mais limpo e aproveitarem uma paisagem sem prédios, outdoors e aquele movimento frenético das cidades.

Ao contrário da maioria dos terrenos fora da cidade, os lotes de condomínios se beneficiam de uma infraestrutura por fazerem parte de um projeto visando a construção de residências. 

Além disso, os condomínios contam com portaria e são cercados ou murados, o que garante mais segurança para o patrimônio dos moradores – suas chácaras.

Com isso, os moradores de condomínios de chácaras podem construir casas e áreas de lazer estruturadas, em um ambiente tranquilo, confortável e seguro. 

Desvantagens de construir em um condomínio de chácaras

O que faz dos condomínios de chácaras atrativos é a praticidade da localização, a infraestrutura e o conforto, porém nem sempre isso vem com tranquilidade e um verdadeiro e autêntico contato com a natureza. 

Além disso, os projetos contemplam as necessidades e expectativas de segurança e conforto para condomínios fechados, mas não necessariamente se preocupam com sustentabilidade e com um paisagismo que faça as pessoas se sentirem, realmente, em um contato mais próximo com a natureza.

Também podemos dizer que os espaços e áreas comuns em condomínios de chácaras muitas vezes são inexistentes.  Isso acontece para permitir a construção de mais terrenos para serem comprados por moradores.

Como alternativa para manter a qualidade dos condomínios de chácaras, mas também contemplar em seu projeto alternativas interessantes de lazer para os moradores – sem com isso prejudicar a natureza ao redor – surgiu em Goiás um conceito inédito de condomínio ecológico.

Condomínio ecológico, sua alternativa ao condomínio de chácaras

Uma alternativa ao condomínio de chácaras que leva conforto, tranquilidade e segurança, ao mesmo tempo em que permite um contato maior com a natureza é o condomínio ecológico.

Nele, as casas se integram ao cenário natural e os moradores podem aproveitar atividades ecológicas e diferentes passeios a poucos passos de suas casas, sem com isso abdicar da segurança.

Quem deseja descansar em casa, com tranquilidade ouvindo o som dos pássaros está bem servido nos condomínios ecológicos. E quem quer mesmo é imergir na natureza também está muito bem servido em um condomínio ecológico.

Dessa forma, a maior diferença entre condomínio ecológico e condomínio de chácaras é, de fato o conceito:

Um projeto de condomínio ecológico tem a preocupação de integrar-se com o meio-ambiente e, com isso, também gerar mais valor para seus moradores, ao mesmo tempo em que oferece infraestrutura, conforto e segurança.

Condomínio de chácaras vs condomínios ecológicos. Na imagem temos um exemplo de integração com o meio-ambiente: condomínio ecológicas Escarpas Eco Parque possuí swales - que consiste na implantação de
grandes valas de infiltração, respeitando as curvas de nível naturais do
terreno.
Exemplo de integração com o meio-ambiente: condomínio ecológicas Escarpas Eco Parque possuí swales – que consiste na implantação de grandes valas de infiltração, respeitando as curvas de nível naturais do terreno.

Já o projeto de condomínio de chácaras modifica e, em muitos casos, pode destruir as características naturais de um local para criar um ambiente controlado e seguro para seus moradores, que podem acabar tendo somente suas próprias casas como atração.

O condomínio ecológico é uma alternativa mais completa e atrativa. Isso é especialmente verdade se o condomínio for construído em um local privilegiado, tanto com relação à localização, quanto com relação às atrações para os visitantes.

Escarpas Eco Parque: condomínio ecológico

Idealizado por engenheiros, arquitetos, urbanistas e outros especialistas multidisciplinares, o Escarpas Eco Parque é um projeto de condomínio ecológico da Tropical Urbanismo, em conjunto com a Ever Soluções Urbanas e o Grupo Ferroeste.

Localizado a 130 km de Brasília e a 105 km de Goiânia, o condomínio tem uma localização estratégica que o torna um ótimo candidato para receber uma segunda moradia com fácil acesso e praticidade.

O condomínio ecológico tem quase 1 milhão de metros quadrados de área e o projeto conta com uma ótima infraestrutura que inclui rede elétrica trifásica, abastecimento de água tratada, ruas pavimentadas, quadras, praças de convivência e ainda um clube e uma marina estruturados.

São lotes de 500 a 2.500 metros quadrados, com um sistema de swales nos fundos dos lotes para auxiliar a absorção da água da chuva pelo lençol freático de forma a manter uma harmonia entre o condomínio e o meio ambiente tornando a terra mais fértil para o plantio

Harmonia essa que também é garantida pelo projeto paisagístico, que respeita as características da flora local, ao mesmo tempo em que integra conforto e qualidade de vida para os moradores e visitantes.

Com acesso há apenas 30  quilômetros de Abadiânia, o Escarpas Eco Parque é uma ótima opção para quem quer aproveitar o lago Corumbá 4 e todas as suas atrações, tanto dentro quanto às margens do reservatório.

O lago Corumbá 4

Com menos de 2 décadas de existência, o lago Corumbá 4 já é um dos maiores pontos turísticos do centro-oeste. Com cerca de 173 km² de extensão, o lago também faz parte de uma área de preservação da natureza.

O local atrai turistas em busca de pescaria, banhos no lago, passeios de barco e outras atividades. Também é buscado por atletas amadores e profissionais para a prática de esportes náuticos, mergulho e muitas outras atividades. 

Como é uma área alagada para abastecer uma usina hidrelétrica, o visual do lago Corumbá 4 é único, rodeado por escarpas que criam um ambiente peculiar em meio ao cerrado tornando- o  uma atração turística .

O Clube Escarpas, que poderá ser acessado livremente pelos moradores, tem em seu projeto quadras poliesportivas, playground infantil, piscinas – inclusive com vista privilegiada para o lago – e restaurante.

Já a Marina Escarpas – que deve ser finalizada ainda em 2023 – será muito estruturada, com um deck, estacionamento para embarcações, serviços de manutenção, abastecimento, limpeza e uma loja de conveniência para que não falte nada na hora de curtir o dia no lago.

As diferentes áreas de convivência do Escarpas Eco Parque incluem uma horta compartilhada  e acesso a uma queda d’água exclusiva para os moradores, além de outras atrações. 

Mas quem quiser mesmo fazer ecoturismo na reserva natural que circunda o lago Corumbá 4 têm ainda mais para aproveitar.

Com uma casa no Escarpas Eco Parque, fica muito fácil visitar o lago para pescar, banhar, praticar esportes náuticos, participar de passeios ciclísticos e fazer um dos diversos roteiros nas trilhas da região.

O conceito de condomínio ecológico é único no centro-oeste e faz do Escarpas Eco Parque também uma atração de alto nível, seja para fazer uma casa de temporada, uma segunda moradia ou mesmo para investir em desenvolvimento sustentável.

Não fique preso à ideia do condomínio de chácaras! Você, seus amigos e familiares podem aproveitar um dos maiores cartões postais de Goiás com muita facilidade, tranquilidade e conforto, em um condomínio que também pode ser considerado uma atração do lago Corumbá 4!

Conheça mais sobre o projeto do condomínio ecológico Escarpas Eco Parque aqui e aproveite para marcar uma visita. Preencha o formulário abaixo e fale com um consultor.

Em breve!

Aguarde, em breve essa funcionalidade estará disponível para maior comodidade de todos os Condôminos Escarpeiros.