Esportes náuticos no Corumbá 4: quais são as opções?

Prática de esportes náuticos no Lago Corumbá 4

Os esportes náuticos no Corumbá 4 atraem pessoas de todo o mundo, que buscam o lugar perfeito para praticar, treinar e competir, seja por lazer ou de forma competitiva. Com um tamanho, localização e clima privilegiados, o lago já se tornou referência nos seus curtos 15 anos de existência.

Conheça as características do lago Corumbá 4 e alguns dos esportes náuticos e outras atividades de lazer aquático que podem ser praticadas nele.

Características do lago Corumbá 4

Construído para atender a demanda da Usina Hidrelétrica Corumbá IV, o lago é completamente artificial, fruto do alagamento de cerca de 173 quilômetros quadrados de uma região repleta de escarpas – relevos que formam vales, desfiladeiros e penhascos.

Com uma capacidade de mais de 3,5 trilhões de litros de água e uma grande extensão, o Corumbá 4 foi logo reconhecido como um ótimo lugar para o turismo, pesca e a prática de esportes náuticos. Além disso, a proximidade aos grandes centros urbanos de Goiânia e Brasília – 105 e 130 quilômetros de distância para o lago, respectivamente – facilita a chegada ao local.

Isso chamou a atenção também de organizadores de eventos, competições esportivas e outras atividades, trazendo mais atenção e interesse para a região, que se desenvolve rapidamente como um grande polo turístico do estado de Goiás e do Brasil.

Saiba mais sobre o lago Corumbá 4 e as várias formas de aproveitar o local e a reserva natural que o cerca.

Esportes náuticos praticados no Corumbá 4

Existe uma grande variedade de esportes náuticos e outras atividades aquáticas que podem ser praticados no lago Corumbá 4 e que chamam a atenção, tanto de atletas, quanto de turistas, veja alguns deles – que você também pode experimentar em sua próxima visita.

Canoagem e Caiaquismo

A canoagem e o caiaquismo são esportes em que o praticante utiliza uma embarcação pequena, uma canoa ou caiaque, impulsionada por suas remadas. Este esporte pode ser praticado no mar, em rios ou lagos, com diferentes graus de dificuldade – e também de radicalidade.

A diferença mais perceptível entre caiaquismo e canoagem está na disposição dos assentos das embarcações e nos remos utilizados. Enquanto no caiaque o remador coloca as pernas para frente e usa um remo de pá dupla, na canoa o praticante fica ajoelhado e usa um remo de pá única.

O lago corumbá 4 é um ótimo lugar para a prática de canoagem, inclusive competitiva. Sua grande extensão e águas tranquilas permitem competições de corrida ou simplesmente a prática recreativa pelos visitantes. O local recebeu recentemente a primeira etapa do Campeonato Brasiliense de Canoagem.

Kitesurf

O Kitesurf permite a prática de surf mesmo em locais com águas tranquilas, como é o caso do lago Corumbá 4. Neste esporte aquático o surfista é puxado pelo vento e precisa ter muito equilíbrio, concentração e habilidade para se manter sobre a prancha. Em dias com mais vento, a prática do kitesurf é uma ótima pedida para treinar e se divertir no lago.

Vela

Neste esporte náutico, as embarcações à vela são impulsionadas pelo vento e os atletas fazem competições de corrida e habilidade, utilizando a própria vela para navegar as embarcações pelo percurso. 

O Corumbá 4 é tão interessante para a prática de vela – ou iatismo – que temos até um campeão olímpico investindo na inserção do lago no circuito nacional e internacional de modalidades do esporte. Com 5 medalhas, inclusive duas de ouro, o atleta Torben Grael pretende construir uma estrutura impressionante no local.

A empresa do atleta, Intermarinas, assinou um termo de intenção com o Escarpas Eco Parque para a implementação de uma marina e guarda-barcos, que será operada pela própria empresa, para garantir a maior qualidade e atenção às necessidades de atletas e entusiastas. 

Torben confia muito na sobrevivência e expansão do esporte de vela no Brasil, especialmente quando pode trabalhar o esporte até mesmo no meio do cerrado, por conta da grandeza e estrutura do lago corumbá 4 e suas redondezas. Leia sobre tour de Torben Grael pelo lago Corumbá 4.

Jet Ski

Também conhecidos como motos aquáticas, os jet ski são veículos motorizados que podem ser utilizados para locomoção dentro do lago mas também esportivamente, na prática de manobras radicais e corridas em percursos específicos.

Novamente a dimensão do lago torna os jet skis ótimas opções para competir e se divertir no local, sempre com o uso de coletes salva-vidas e em áreas específicas para evitar problemas com banhistas.

Wakeboard

Nesta modalidade esportiva, os praticantes ficam em pé sobre uma prancha e seguram uma corda que é puxada por uma lancha em alta velocidade. Com isso, é possível realizar saltos acrobáticos e manobras. Quem apenas quer se divertir também adora o wakeboard e a sensação de estar navegando pelo lago e sentindo a velocidade e a adrenalina da atividade.

Outras atividades que podem ser praticadas no lago

StandUp Paddle

Uma forma segura e divertida de passear pelo lago, o StandUp Paddle nada mais é que ficar em pé sobre uma prancha e usar um remo para impulsionar e se locomover. Ótimo para quem ainda está começando a explorar esportes náuticos.

Mergulho

A prática de mergulho no lago é muito comum e, ao contrário do que muitos pensam, pode ser realizada de forma simples, principalmente em lugares seguros como o lago Corumbá 4. É possível encontrar guias e atividades de mergulho disponíveis para turistas no local.

Pesca

Outro motivo que leva muitas pessoas ao lago Corumbá 4 é a pesca esportiva, inclusive com a realização de eventos no local anualmente. Quem ama pescar para relaxar tem no lago corumbá 4 uma ótima opção. Se você é amante de pesca, veja esse vídeo sobre o Torneio Tucuna Challenge, realizado em 2019

Passeio de lancha

Uma atividade muito comum e amada por muitos visitantes é o passeio de lancha pela imensidão do lago, contemplando toda a natureza do entorno. Muitas vezes ouvindo apenas o barulho do vento e aproveitando a tranquilidade do lago. Outras vezes juntando com amigos e parentes para fazer uma confraternização.

Estrutura para a prática de esportes náuticos no lago corumbá 4

A prática de esportes náuticos no lago corumbá 4 já é mais que uma realidade. Além de ser um polo turístico, o local também se tornou uma sede muito visada para modalidades esportivas, como demonstramos neste artigo.

Por conta disso, é natural que seja desenvolvida uma estrutura cada vez melhor para ser aproveitada pelos visitantes. Porém é importante que essa estrutura não entre em conflito com o meio-ambiente. 

Compondo um complexo que combina a praticidade e o conforto com a tranquilidade e beleza da natureza local para desenvolver um verdadeiro condomínio ecológico, o Escarpas Eco Parque conta com um clube estruturado e uma marina que permitem aproveitar ao máximo o ambiente e contato com a natureza.

Marina Escarpas: o que você precisa saber para curtir esportes náuticos no lago Corumbá 4

Não foi à toa que Torben Grael juntou- se à Tropical Urbanismo e seus parceiros para contribuir com o desenvolvimento de uma estrutura para aproveitar o lago Corumbá 4 de forma responsável. O projeto do Escarpas Eco Parque é completo, com condomínio, clube e marina.

Em destaque para quem ama um passeio de lancha e a prática dos diversos esportes náuticos e aquáticos, o projeto da Marina Escarpas contempla uma estrutura invejável e com uma localização privilegiada nas margens do lago.

Além de diversos serviços, como o clean boat, oficina, abastecimento, resgate de embarcações e serviço de rampa, entre outros, a Marina Escarpas conta com todo apoio às embarcações, com marinharia, carga de bateria e loja de conveniência e tudo que você precisa para ter dias especiais no lago.

Aproveite o máximo de esportes náuticos no lago corumbá 4 com o Escarpas Eco Parque

Você quer praticar esportes náuticos, se divertir no lago, descansar ao som da natureza, fazer trilhas de ecoturismo, curtir uma piscina, jogar bola com os amigos ou mesmo apreciar um almoço em um restaurante de alta qualidade?

O projeto Escarpas Eco Parque contempla tudo isso e muito mais! O conceito de condomínio ecológico permite que você tenha uma segunda moradia no lago corumbá 4, com muito lazer, tranquilidade e conforto a apenas alguns quilômetros de grandes centros urbanos, como Goiânia e Brasília, no coração do cerrado.

Com uma infraestrutura invejável, ocupando uma área de 1 milhão de metros quadrados e com opções de lotes que variam de 500 a 2.500 metros quadrados, o Escarpas Eco Parque oferece o espaço que sua família precisa para ter o conforto de casa em conjunto com os recursos naturais.

Visite o Escarpas Eco Parque e visualize os momentos incríveis que você e sua família podem viver. Em um condomínio com vias asfaltadas, praças, quadras poliesportivas, clube, marina, monitoramento, segurança e, é claro, muito contato com a natureza.

Faça uma visita e conheça o Escarpas Eco Parque. Preencha o formulário abaixo e agende com um de nossos consultores.

Em breve!

Aguarde, em breve essa funcionalidade estará disponível para maior comodidade de todos os Condôminos Escarpeiros.