Segunda moradia: 6 dicas para escolher a sua

Segunda moradia: um lugar de descanso e contato com a natureza

A segunda moradia aparece como uma opção cada vez mais popular para quem mora na cidade grande e deseja uma quebra na rotina, aproveitando mais tranquilidade e contato com a natureza, mas sem abdicar dos confortos de casa.

Fatores como segurança, facilidade de locomoção, infraestrutura, viabilidade de construção e, é claro, as atrações turísticas de um local, tudo isso influencia na hora de escolher um bom lugar para a segunda moradia.

Existem muitos lugares que podem aparecer como opções, mas é importante decidir com calma para escolher o lugar perfeito. Veja algumas dicas para fazer a melhor escolha para sua segunda moradia e construir um verdadeiro lar fora da cidade.

Segunda moradia: dicas para fazer a melhor escolha

Abaixo, separamos seis dicas para você escolher a sua segunda moradia.

1. Tenha clareza sobre o que deseja

A segunda moradia é muito diferente de uma casa de temporada, existem várias questões que você deixaria passar enquanto turista, mas que seriam grandes incômodos em uma segunda casa e, para evitar isso, é importante saber muito bem o que você quer.

Idealize como seria sua segunda moradia e o que você deseja poder aproveitar nela e no local em que ela será construída. 

De nada adianta construir uma casa para descansar, em um lugar cercado por festas, ou uma casa para fazer eventos, se a região não permite a realização dos mesmos.

Tenha total clareza sobre o que você quer, se é um lugar para passar os finais de semana ou se te permite passar meses por vez. Se é para receber a família e/ou os amigos. Pense até mesmo no tipo de clima mais favorável para como você quer aproveitar suas estadias.

Qual a estrutura que você vai precisar construir para atender suas necessidades? Qual a infraestrutura e as condições de acessibilidade necessárias? Qual a vizinhança que você quer, ou mesmo se você quer uma vizinhança? São algumas perguntas a se fazer.

Você vai se deparar com uma variedade imensa de opções de lugares para construir sua segunda casa e ter clareza sobre o que realmente é importante vai tornar sua escolha muito mais fácil e satisfatória.

2. Cheque a distância e acessibilidade ao local da sua futura segunda moradia

A segunda casa é um lugar que, provavelmente, será frequentado regularmente. Por isso, a distância e a acessibilidade são fatores fundamentais para se levar em consideração. 

Se você pensou bem e já tem sua segunda casa idealizada, também já sabe quanto tempo e energia está disposto a gastar para chegar até lá.

Para quem busca uma casa para os finais de semana, cada minuto gasto na locomoção é um tempo a menos  aproveitando a segunda casa.  Busque lugares que não sejam muito longe, mas que, principalmente, tenham boas condições de acessibilidade.

De nada adianta escolher um local próximo, se as estradas até lá são terríveis e aumentam consideravelmente o tempo do trajeto. Da mesma forma, escolher um local muito longe, mesmo com as melhores condições de acessibilidade, também vai pesar na sua agenda.

Exemplo de acessibilidade
Localizado entre dois dos maiores centros urbanos do Brasil, mas cercado pela natureza exuberante do lago Corumbá 4, o Escarpas Eco Parque é um condomínio pensado para oferecer acessibilidade.

Há apenas 105 quilômetros de Goiânia e 130 quilômetros de Brasília, próximo a Abadiânia e com apenas 9 quilômetros de estrada de chão, é um exemplo perfeito da relação entre distância e acessibilidade para quem deseja fazer uma segunda casa. Conheça o Escarpas Eco Parque.

3. Entenda se o local é adequado para a construção da sua casa

Com uma boa ideia de onde sua segunda casa vai ficar e como  chegar lá, é hora de verificar as condições que você precisa para construir a casa dos seus sonhos.

O local escolhido tem que oferecer condições, não só para que você chegue lá, mas também para a realização da obra da sua casa. 

Com a evolução dos projetos, é possível ter uma linda casa independente se o terreno é plano ou não.

Por isso, o mais importante sobre esta questão é considerar a disponibilidade de fornecedores e mão de obra para sua construção, quanto mais fornecedores locais, melhor para você.

Condomínio com plano de construção
Um dos aspectos do Escarpas Eco Parque – que foi pensado para descomplicar ao máximo a construção – é que ele conta com um plano de construção, com o qual o morador poderá ter acesso a um portfólio de fornecedores, facilmente acessados via aplicativo.

Os moradores vão encontrar uma diversidade de parceiros, para todas as etapas de uma construção e que atendem a região. Além disso, será fornecido um material mostrando todo o passo a passo de uma construção, uma espécie de guia de planejamento para a segunda moradia, abordando desde o projeto até um possível financiamento.

4. Veja se a infraestrutura disponível garante seu conforto

A infraestrutura de uma região é o que pode viabilizar ou não o conforto que você deseja. Água, esgoto, energia elétrica, condições das vias públicas, tudo isso vai afetar diretamente sua qualidade de vida.

Quando a infraestrutura é limitada, você tem duas escolhas: construir de acordo com as condições postas ou investir na viabilização do que você precisa. Dependendo do local, os custos e a burocracia para desenvolver a infraestrutura podem trazer muita dor de cabeça.

Por isso, prefira lugares mais apropriados, o terreno será mais caro, mas você vai evitar muitos problemas e poderá construir uma segunda casa confortável para atender suas necessidades

Um condomínio pode garantir mais infraestrutura
Os quase 1 milhão de metros quadrados do Escarpas Eco Parque incluem terrenos de 500 a 2.500 metros quadrados, com uma infraestrutura invejável, mas que não agride o meio-ambiente, nem prejudica o cenário do lago Corumbá 4 e sua reserva natural.

O projeto do condomínio conta com rede de energia elétrica trifásica, sistema de abastecimento de água tratada, pistas pavimentadas, praças, quadra e até uma marina e um clube para serem aproveitados pelos moradores. Conheça o Escarpas Eco Parque.

5. Confirme que seu patrimônio estará seguro

Sua segunda casa é um patrimônio de alto valor e que deve estar protegido. Além disso, você e as pessoas que amam só poderão curtir momentos com tranquilidade se tiverem segurança.

Faça uma pesquisa na região, converse com outros moradores, entenda se é um lugar muito badalado, se o policiamento é efetivo ou mesmo se existem empresas ou pessoas que você poderia contratar para fazer o monitoramento do seu patrimônio.

6. Verifique as opções de lazer da região

A segunda casa é o lugar em que você consegue escapar da rotina da cidade grande, do ritmo frenético da sua profissão e do stress das obrigações diárias, é um lugar para descanso e lazer. Então, porque não aproveitar também as atrações da região?

Atividades na natureza, esportes radicais, cachoeiras para relaxar, rios ou lagos para aproveitar ou mesmo a proximidade a clubes e outras cidades…tudo isso – muito mais – podem ser atrações próximas. Leve-as em consideração na hora de decidir onde será sua segunda casa.

Que tal ter acesso livre a um clube, uma marina e atrações naturais?
Condomínio ecológico do lago Corumbá 4, o Escarpas Eco Parque tem em seu projeto a construção de um clube super estruturado, com piscinas – incluindo uma com borda infinita e vista para o lago – restaurante, academia, playground para as crianças e muito mais.

E não é só isso! Também faz parte do projeto uma marina altamente estruturada, em que será possível manter embarcações com segurança, com oficina, abastecimento e até serviço de resgate e marinharia à disposição, entre outras vantagens.

Faça sua segunda moradia no Escarpas Eco Parque

Sua segunda moradia fica a apenas alguns quilômetros de Brasília e Goiânia e tem fácil acesso, tanto à estruturada cidade de Abadiânia, quanto aos exuberantes cenários do lago Corumbá 4 e sua área de preservação ambiental. O Escarpas Eco Parque traz o conceito de condomínio ecológico para o centro-oeste.

Idealizado pela Tropical Urbanismo, em conjunto com a Ever Soluções Urbanas e o Grupo Ferroeste, o Escarpas Eco Parque foi concebido como a opção perfeita para quem mora no eixo Goiânia-Brasília.
O projeto surgiu com a participação de uma equipe multidisciplinar de engenheiros, arquitetos e paisagistas, entre outros, e também com o apoio do Grupo Tecnoseg, empresa referência em segurança no centro-oeste. Saiba mais sobre o projeto de condomínio ecológico Escarpas Eco Parque.

Mesmo com toda a infraestrutura e segurança que você precisa para construir uma segunda moradia aconchegante, o condomínio  traz iniciativas para amenizar o impacto ambiental e integrar conforto e ecoturismo de forma sustentável.

Quem constrói a segunda moradia no escarpas eco parque tem acesso a uma marina equipada, permitindo a prática segura de passeios de lancha e esportes náuticos. 

Além disso, pode aproveitar o lazer do Clube Escarpas, trilhas ecológicas, passeios ciclísticos, esportes radicais e tudo mais que só a proximidade com o lago Corumbá 4 torna possível.

Já está pensando em onde construir sua segunda moradia? Então visite o Escarpas Eco Parque e fique mais próximo de tornar seu sonho realidade! Preencha o formulário abaixo e agende uma visita com um de nossos consultores.

Em breve!

Aguarde, em breve essa funcionalidade estará disponível para maior comodidade de todos os Condôminos Escarpeiros.